Contos e Lendas do Algarve

17
Mar 09

     Arraúl foi um rapaz dotado de uma invulgar valentia, cujo nome quer dizer em sânscrito "amigo de bem fazer", o que se adequa à sua vida, porque foi ele quem criou o cordão dunar da actual Ria Formosa,que protege o Continente nesta zona do Algarve.

      Dizem que o Arraúl era o 20º filho do guarda-mor das colunas de Hércules, e o único sobrevivente da Atlântida, já que toda a população, assim como a própria ilha, desapareceram submersos, porque já na altura os deuses costumavam castigar os mortais quando eles se tornavam demasiados altivos e sobranceiros, o que sempre acontece nos momentos finais das grandes civilizações!

       Arraúl, com aquela ondulação tumultuosa que submergiu a Atlântida, foi empurrado para o mar alto e engolido por uma enorme baleia.Com o Levante, a baleia almareou e devolveu-o ao mar com vida. A força da corrente veio depositá-lo em terra firme, no Sítio das Prainhas, local onde se Olhão se iniciou.

       Logo se sentiu encantado com o lugar e receoso de outro cataclismo, decidiu proteger a costa nesta zona, carregando terra de Cerro da Cabeça para o mar. Para isso, construiu um enorme carro quadrado, com duas rodas quadradas-gostava de tudo o que era quadrado!

 

 

Pesquisa feita por Andreia Vicente, Bruno Mandim, Carlos Costa, Carlos Rafael e Tânia Martins

 

publicado por algarvencantado às 14:44
sentimo-nos:

Março 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos
mais sobre nós
blogs SAPO